PRESSURIZAÇÃO

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRiafUN6-_Gf4OpoMMaQ3ta7THI9KivazG-H5QfvUBEjoPBdc-RPRESSURIZAÇÃO

      Pressurização da cabine é o ativo de bombeamento ar em um cabine do avião para aumentar a pressão do ar dentro da cabine. É necessário quando uma aeronaves atinge altitudes elevadas, pois o natural pressão atmosférica é demasiado baixo para permitir que as pessoas absovam o oxigênio, Levando a doença de altura e, finalmente, hipóxia. (significa baixo teor de oxigênio). 

       A falta de oxigênio suficiente trará  em hipóxia, reduzindo o alveolar tensão de oxigênio. Em alguns indivíduos, particularmente aqueles com doenças cardíacas ou pulmonares, sintomas podem começar tão baixo quanto 1,500m (5000m) Acima do nível do mar, Embora a maioria dos passageiros pode tolerar altitudes de 2.500 m (8.000), sem efeitos. Nesta altura, há cerca de 25% de oxigênio menor que existe ao nível do mar.]  Os passageiros também podem desenvolver fadiga ou dores de cabeça enquanto o avião voa mais alto. À medida que aumenta a altitude operacional, as reações tornam-se lentos e inconsciência acabará por resultar. Sustentada operações de vôo acima de 3.000 m (10.000) geralmente necessitam de oxigênio (através de um cateter nasal ou máscara de oxigênio) Ou pressurização.

       Aeronaves que rotineiramente voam acima de 3000 m (10.000) são geralmente equipadas com um sistema de oxigênio alimentado através de máscaras ou cânulas (tipicamente para aviões menores), ou estão sob pressão por um Sistema de Controle Ambiental (ECS) com ar fornecido pelo compressores ou ar .

FONTE:

 


 

Pressurização em Cabines de Aeronaves

 
O Sistema de pressurização tem se tornado cada vez mais usual em aeronaves de grande porte, comerciais ou militares. A utilização de ar pressurizado em aeronaves proporciona as seguintes vantagens: aumento de conforto dos passageiros e da tripulação, ruído minimizado pelo revestimento de pressurização, economia de combustível por possibilidade de vôo em maiores altitudes e possibilidade de vôo em melhores condições atmosféricas, graças a grandes altitudes. A pressurização não é simplesmente o ato de confinar ar a determinada pressão dentro da fuselagem. Deve-se ter renovação constante deste ar. O sistema de ar condicionado deve, então, insuflar ar pressurizado para o interior do avião. O sistema de pressurização se baseia em alguns componentes fundamentais: · Fuselagem; · Válvula de descarga (controle de pressão); · Controlador de vazão. A fuselagem da aeronave é projetada para suportar pressões no sentido de dentro para fora. É por isso que nos momentos críticos de vôo - decolagem e pouso - ela fica levemente pressurizada garantindo que o sentido da pressão não se inverta e fique de fora para dentro. No entanto, a diferença entre a pressão interna e externa não deve exceder o limite de aproximadamente 7,5 a 8 psi (dependendo do tipo de aeronave) por questões estruturais. A pressão é regulada em tempo real enquanto o avião realiza todo o seu vôo, mantendo sempre os requisitos estruturais e de conforto humano. Sabe-se que o interior da aeronave deve ficar corretamente pressurizado. A pressão é obtida através do insuflamento do ar condicionado. Mas, então, como a pressào é controlada? A resposta é simples: pela válvula de descarga. A válvula de descarga, que nos modernos sistemas é controlada por um computador, deixa escapar a quantidade certa de ar de modo que a pressão da cabine fique no valor desejado. Há também um controlador de vazão que é o responsável pelo controle da válvula de descarga. É um sistema que funciona em malha fechada e responde rapidamente às variações de altitude de vôo do avião. Seu princípio é simples: quando a pressão ultrapassa o valor desejado, o controlador permite o escape e, quando a pressão está abaixo do desejado, a válvula de descargaé fechada, permitindo a retomada de pressão interna. Abaixo temos um exemplo de painel de controle de pressurização de um B727-200. Este tipo de sistema possui controle que operam em 3 modos : Automático, Standby e Manual.
 
 
 

 ↑ Digital Cabin Pressure Control System (DCPCS)

 
 http://www.b737.org.uk/images/cpcspanel.jpg
 
   ↑ Cabin Pressure Control System (CPCS) installed in a 737-200C
 
http://www.b737.org.uk/images/pressvalves_ng.jpg  http://www.b737.org.uk/images/main_outflow_valve_ng_new.jpg http://www.b737.org.uk/images/main_outflow_valve_ng.jpg  http://www.b737.org.uk/images/main_outflow_valve.jpg
  ↑ Outflow Valve↑
 
http://www.b737.org.uk/images/eande_exhaust_valve.jpg 

 ↑  Flow Control Valve (Classic) / Overboard Exhaust Valve(NG)

 

http://www.b737.org.uk/images/positive_relief_valve_ng.jpg

↑  Pressure (Safety) Relief Valves

 

http://www.b737.org.uk/images/inward_relief_valve.jpg

↑ Negative Pressure Relief Valve